Resenha Hannibal A Origem Do Mal
Título: Hannibal – A Origem do Mal
Autor: Thomas Harris
Ano: 2007
Editora: Record
Sinopse: Hannibal Lecter é um menino como muitos: inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena Mischa. Mas os horrores da Segunda Guerra Mundial farão deste inocente menino um dos personagens mais assustadores de toda a literatura. Vagando pela neve, Hannibal, de 8 anos, emerge de seu pesadelo. É mais um cambaleante sobrevivente de guerra. Está mudo e tem uma corrente em volta do pescoço. Em sua mente, a dolorosa imagem da morte dos pais, torturantes cenas de violência e apenas uma mera lembrança sobre o que pode ter acontecido a irmã. Por companhia, somente seus demônios.
Levado de volta a sua casa na Lituânia, transformada agora em orfanato, sua tortura continua – física, nas mãos de revoltados meninos mais velhos e dos inescrupulosos administradores da instituição; e psicológica, vendo nas ruínas do castelo Lecter os restos de uma infância destruída – até o momento em que finalmente é encontrado pelo tio, um pintor renomado que o leva para a França, onde passará a conviver também com Lady Murasaki, sua bela e misteriosa esposa aristocrata.
Com a ajuda desta nova família, Hannibal tentará reconstruir sua vida. Aos poucos, recobra a fala e refaz expectativas. Aluno brilhante, torna-se o mais jovem calouro de uma turma de medicina. Mas os demônios de Hannibal ainda o visitam e atormentam. E quanto tem idade suficiente, ele passa a retribuir as visitas. E descobre que sua ira unida a seus dons acadêmicos é a fórmula perfeita para um prodígio da morte.
Minha opinião:
Preciso dizer que o que me levou até essa leitura foram os filmes com o Anthony Hopkins, principalmente Hannibal, de 2001. Esse era o único contato que eu tinha com o personagem. Então, quando resolvi ler mais sobre, comecei por Hannibal Rising, que narra justamente a infância e a juventude do personagem, sendo então, cronologicamente, o primeiro livro a ser lido.