Resenha Golfinhos da comunicação
Essa tarefa ficou mais difícil, já que as mensagens locais e globais se confundem em todas as áreas da comunicação integrada e envolvem todos os seus públicos de interesse. Um dos pilares da comunicação integrada que mais sofrem com isso é a comunicação corporativa. Ela funciona como uma orquestração de instrumentos de comunicação interna e externa, que são empregados pela administração para estabelecer uma imagem favorável com as partes interessadas e que congrega, entre diversas atividades. Isso ocorre porque a comunicação corporativa tem como responsabilidade comunicar não somente o que as organizações produzem, mas também como elas são e em que acreditam.
A comunicação corporativa é utilizada como uma das principais ferramentas para a construção da reputação de uma organização.
Ter uma presença internacional faz com a empresa fique mais envolvida com os ambientes locais dentro de um dado país ou mercado, observando sempre a identidade nacional, a língua, os gostos, as preferências, as barreiras jurídicas e políticas e as questões socioeconómicas.
Todos esses pontos de alguma maneira influenciam seus públicos de interesse e devem ser considerados na construção de uma estratégia de comunicação.
Essa estratégia deve sempre buscar o alinhamento entre a imagem e a identidade de uma empresa.
Com o advento da internet e das redes sociais, todo conhecimento pode e é compartilhado.
Com isso, o cenário de atuação da comunicação corporativa deixa de ser o país e passa a ser todo o mundo e a comunicação corporativa é uma ferramenta de grande importância, devido aos seguintes fatores: