Resenha Gestao Do Paradoxo
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ANGELO ROCHA NETO
RESENHA CRÍTICA:
GESTÃO DO PARADOXO “PASSADO VERSUS FUTURO”: UMA VISÃO TRANSFORMACIONAL DA GESTÃO DAS PESSOAS
BELO HORIZONTE
2015
ANGELO ROCHA NETO
RESENHA CRÍTICA:
GESTÃO DO PARADOXO “PASSADO VERSUS FUTURO”: UMA VISÃO TRANSFORMACIONAL DA GESTÃO DAS PESSOAS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina Gestão Comportamental: Poder, Cultura e Clima, como parte da avaliação referente ao semestre em questão.
Professor: Alexandre Ferreira Rolim
BELO HORIZONTE
2015
O artigo discute o papel da gestão das pessoas nos processos da mudança organizacional, mostrando como a adesão de algumas orientações podem tornar mais amenos os efeitos da polarização perceptiva entre o passado e o futuro, baseando-se no método de estudo de caso, realizado em uma empresa onde ocorreu um grande processo de mudança no setor de Recursos Humanos, para conclusão à qual chegou.
O objetivo central foi estudar o paradoxo entre passado e futuro no cenário contemporâneo dentro do sistema organizacional, usando como critério a produtividade ligada a gerações, porém levando-se em consideração os aspectos de influência.
As pessoas fazem uma síntese da realidade complexa na qual estão inseridos na tentativa de torná-la mais simples. Muitas teorias tentam explicar esse fenômeno, em especial a teoria hegeliana, que detalha de forma intensa as contradições inerentes aos processos de mudança organizacional. Nesta teoria, as pessoas nascem e se desenvolvem através da experiências vividas e da busca de acordo com seus interesses específicos, causando reflexo em suas interações com os grupos sociais. Temos como consequência, subgrupos dentro da organização, que através de suas particularidades e interações entre os outros subgrupos, conduzem ações com autonomia na mudança do meio.
Com a frequente transformação de um sistema social, percebe-se conflitos entre o sistema proposto e o