Resenha Galileu Galilei
Galileu Galilei (1564-1642)
Introdução
Neste capítulo, a autora nos mostra a importância de Galileu Galilei para a ciência. Logo de inicio descreve seus passos e interesses acadêmicos para depois destacar as importantes concepções de Galileu e sua luta para modificar a maneira de ver e produzir o conhecimento. Galileu nasceu em 1564 em Pisa. Depois de alguns anos de estudo, frequentou o monastério como noviço por pouco tempo. Em 1585 ingressou na Faculdade de Medicina de Pisa, acabando por abandoná-la. Talvez por discordar dos métodos de ensino baseados na filosofia aristotélica.
Interessava-se pela matemática, influenciado pelas obras de Euclides e Arquimedes. Estudando problemas de balística, hidráulica e mecânica utilizando métodos matemáticos.
Acabou por destacar-se com as conclusões sobre o peso específico dos corpos e sobre centros de gravidade de sólidos. Com estas descobertas passou a ocupar um lugar como professor de matemática na Universidade de Pisa em 1589, onde desenvolveu estudos e experiências sobre os movimentos naturais e violentos, com o objetivo de chegar à lei de queda dos corpos.
Ao ingressar como professor na Universidade de Pádua, em 1592, continuou seus estudos de física, desenvolvendo suas concepções sobre a geometrização dessa área de investigação. Essa nomeação parece ter trazido, além de benefícios financeiros, a possibilidade de investir em suas teorias, pois essa universidade era mais aberta a novos conhecimentos, mais empírica e mais voltada à pesquisa. Logo a seguir veremos com mais destaque a importância de Galileu Galilei para a ciência moderna.
As descobertas
De 1600 a 1609, Galileu foi desenvolvendo suas concepções que levaram a geometrização da ciência dos movimentos e elaborou duas novas ciências: o estudo geométrico da resistência dos sólidos e o tratado sobre o movimento.
Nesta mesma época ao receber noticias vagas a respeito de um instrumento que