Resenha gadotti, moacir. organização do trabalho na escola – alguns pressupostos.
O autor inicia sua obra dizendo que a disciplina Organização do Trabalho na Escola tem como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimentos básicos a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho, a gestão e a participação na escola, para assim identificar os problemas e buscar alternativas de intervenção na realidade escolar.
O conteúdo básico da disciplina está dividido em três unidades: A escola enquanto local de trabalho, A administração da unidade escolar e Autonomia da escola e participação na gestão escolar. Ele diz que essa disciplina é abrangente e busca atender a atual necessidade de reorganizar o trabalho da escola como unidade autônoma, dinâmica e lócus fundamental da educação.
Moacir cita alguns temas geradores centrais da questão escolar, tais como, Quem faz parte da escola, a estrutura da escola e o sistema educacional, os atos escolares, os meios escolares, relações sociais na/da escola, a escola em conflito e limites e possibilidades da escola. O autor diz que a disciplina Organização do Trabalho na Escola é uma disciplina complexa, já que a questão da escola é complexa, ele então se propõe a examinar neste livro, alguns pressupostos, tratando da história da educação, do sistema educacional, como a sociedade encara a escola e como ela a representa, o educador brasileiro e a origem da escola, do seu desenvolvimento e das perspectivas atuais.
No primeiro capitulo, “Educação Brasileira – Uma primeira aproximação” o autor conta que os historiadores dividem a historia da educação brasileira em três períodos: primeiro do descobrimento até 1930, onde a educação era tradicional e marcada pela religiosidade. Segundo de 1930 a 1964, em oposição à escola tradicional, surgindo a Escola Nova, com ideias liberais na educação. Terceiro, o período pós-64 foi um período marcado pelo distanciamento entre Estado e Sociedade,