resenha gado de corte no brasil central
OBJETIVOS DE SELEÇÃO PARA SISTEMAS DE PRODUÇAO DE GADO DE CORTE EM PASTO: PONDERADORES E ECONOMICOS.
RESENHA
Cidade 2015
Bittencourt ¹, Lôbo ², Bezerra ² -Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.2, p.196-204, 2006. ¹ Departamento de Produção Animal – UFBA ²Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP – Ribeirão Preto, SP.
Aluno ¹
O artigo trata de uma pesquisa onde Foram desenvolvidos objetivos de seleção para gado de corte criado nas condições de produção típicas do Brasil Central. As características consideradas foram: número de bezerros desmamados por vaca/ano (NBD), peso da carcaça (PC), peso à desmama (PD) e consumo de alimento. Foram adotados dois sistemas de produção, um que considerava somente a cria e outro, o ciclo completo (cria, recria e engorda). No primeiro, as receitas foram a venda de bezerros à desmama, novilhas excedentes e vacas de descarte. No segundo, a receita foi a venda das novilhas excedentes, vacas de descarte e novilhos para o abate. Em ambas as situações, o lucro (USD/vaca/ano) foi estimado pela diferença entre receita e despesa.
Os valores econômicos estimados foram expressos em dólar por unidade de mudança na característica, calculados na base vaca/ano. O valor econômico foi calculado avaliando-se a alteração ocorrida no lucro quando a característica era incrementada de uma unidade, permanecendo as demais inalteradas.
O autor conclui sua pesquisa com os resultados finais sugerindo o método de criação mais simples e lucrativo para o produtor, assim a característica que apresentou maior valor bruto do ponderador econômico foi o NBD, seguida pelo consumo, PC e PD. Quando se considerou o valor econômico, em unidades de desvio-padrão genético aditivo, a ordem de importância foi consumo, PC, NBD e PD.