Resenha fundamentos do direito de léon duguit
Título geral: Cadernos Metodológicos
Título Específico: Conhecimento
Referência:
TRAMONTINA, Robinson. Conhecimento. In DMITRUK, Hilda Beatriz: Cadernos Metodológicos: Diretrizes do trabalho científico. 8. ed. Chapecó: Argos, 2012.
(p.143) O processo do conhecimento: Caracterização. Todo ser humano precisa ter o conhecimento. O homem necessita deste saber, pois com o conhecimento os fortalece quando eles o possuem e quando não o possuem, aí surgem as dúvidas e angustias.
(p.144) O conhecimento permite que nós consigamos entender o mundo ao nosso redor. “O ser humano tem a consciência de que nunca conhece o suficiente, salvo exceções, e de que a própria circunstância é inesgotável por usa complexidade e diversidade estrutural”. (TRAMONTINA, p.144).
(p.145) “Quando se caracteriza o ato de conhecer como uma apropriação, pressupõe-se a ação de um agente (sujeito) em direção a algo (objeto) (HESSEN, 1987). Ou seja, quando adquirimos o conhecimento o sujeito vai em sentido ao objeto, ao material com convicção. O sujeito ao adquirir o conhecimento, muda sua forma de pensar de agir se tornando diferente do que era antes pelo aumento de informações.
(p.146) A realidade e suas estruturas de abordagem. A realidade é vista pelo ser humano como aquilo que deve ser. A realidade possui quatro abordagens para a interpretação da realidade: O senso comum – (“O ser humano o adquire na e pela resolução dos problemas cotidianos”). O conhecimento filosófico – (em tudo o que a ciência estuda e o senso comum fala, a filosofia explica). O conhecimento religioso – (“é a existência de um ser superior-criador, que naturalmente se caracteriza pelos melhores e maiores atributos”). O conhecimento científico – (“contribuem para o aparecimento de diferentes áreas do conhecimento e de uma gama de ciências distintas entre si”)
(p.154) A interação entre os diversos saberes. “O ser humano necessita dos diversos tipos de conhecimento para interpretar e