Resenha Fundamentos da arquitetura Farrelly, Lorraine
O arquiteto ao realizar um projeto necessita conhecer os diversos fatores que dizem respeito ao ambiente urbano a qual ele está inserido, assim como edificação propriamente dita. Dentre esses fatores, tem-se: função, materialidade, estrutura, controle de luz e som, vento, geografia, entre outros.
A arquitetura não se limita em projetos de espaços ou edificações, pode também envolver projetos de ruas e cidades. Em ambos os casos, o arquiteto busca um ambiente confortável para o uso humano, usando da comunicação visual para obter uma experiência sensorial completa. O capítulo 1 do livro é fundamental, pois ele estabelece os principais contextos da arquitetura, que deve sempre ser analisado cuidadosamente. Dentro dos pontos a serem analisados temos: o sítio, a orientação, o clima, os materiais de construção, os lugares e os espaços, o entendimento da cidade e da paisagem.
Já no Capítulo 2 encontra-se a história e os precedentes da arquitetura, relevante para situar a história social e cultural de um local e aplicar essas influências nas futuras edificações, tanto nas formas como nas estruturas. Um exemplo de um arquiteto é o Le Corbusier, através de seu sistema Modulor, que abrange conceitos geométricos e de proporção do corpo humano, ele gerou diversas edificações inspiradas nesse sistema, incluindo a Capela de Ronchamp, na
França.
A construção é a concretização da arquitetura, sua face física e sua materialidade. É disso que se trata o capítulo 3, introduzir os materiais de construção mais usados, demonstrando como utilizá-los de modo a conferir texturas, formas, definições espaciais a uma edificação; o que é de extrema importância, afinal ao se projetar, é necessário saber quais são os mais adequados a sua proposta.
Existe uma variedade de métodos que podem ser usados para a comunicação de ideias e conceitos de arquitetura, desde os mais tecnológicos aos mais simples, ambos necessários ao
arquiteto