Resenha Freud al m da alma
Turma A
Introdução a Psicanálise
Professora: Rosane
RESENHA FREUD ALÉM DA ALMA
Três grandes descobertas na história revolucionaram a maneira como o ser humano via o mundo e a si mesmo: A descoberta de Copérnico, sobre a estrutura do sistema solar; a de Darwin, acerca da evolução das espécies; e a de Freud, revelando que forças inconscientes também orientavam nossas ações e desejos.
Em Freud: Além da Alma (1962), o diretor John Huston conta a história de Sigmund Freud e o desenvolvimento de sua teoria psicanalítica, baseada nas ideias de consciente e inconsciente, até a formulação da teoria da sexualidade infantil.
A obra inicia-se quando Freud ainda era estudante de medicina, em Viena, enquanto aluno de Meynert. O entendimento da histeria neste momento da história era bastante controverso. Para Maynert, a histeria não passava de um fingimento do paciente para obter atenção, o que Freud discorda completamente. Após desentendimentos entre aluno e professor, referente ao entendimento da histeria, Freud decide partir para Paris estudar com Charcot, maior estudioso de histeria da época.
Charcot se usava do método da hipnose para tratar de seus pacientes histéricos, demonstrando que tal patologia tinha uma origem psíquica, sendo até mesmo possível induzi-la através da hipnose. Charcot através desses experimentos, conseguiu demonstrar a veracidade dos fenômenos histéricos, antes vistos como simulações, ideia esta que Meynert defendia.
De volta a Viena Freud declara publicamente suas ideias sobre a histeria. Para a Freud, o pensamento também se dava de uma forma inconsciente e a histeria estava relacionada a estes pensamentos inconscientes. É neste momento que Freud conhece Breuer e toma conhecimento de seus experimentos com a hipnose, podendo através deles, aliviar sintomas de pacientes histéricos, como é o caso de Cecily. Através dessa paciente, se usando do método catártico, Freud e Breuer descobrem que o sintoma é apenas uma