RESENHA FORDLANDIA 1

757 palavras 4 páginas
FACULDADES SANTO AGOSTINHO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ASMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: SIMONE GELMINI ARAÚJO
ACADÊMICA: ELLIS CRISTINA BARBOSA DE SOUZA1

Fordlândia (2008). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x2SpGRuwqA4> Acesso em: 13 de out. de 2014.Vídeo do Youtube publicado em 02/03/2013, documentário brasileiro produzido em 2008. Direção Marinho Andrade e Daniel Augusto.
Exibido originalmente pelo Canal Brasil.

Em 1928, Henry Ford e o Sr. Firestone, um dos maiores consumidores de borracha no planeta, decidiram estabelecer na Amazônia, às margens do Rio Tapajós, um projeto envolvendo o plantio de seringueiras para a extração de látex, matéria-prima utilizada, naquele tempo, na produção de borracha. O objetivo era assegurar um seguro e estável estoque de borracha para a produção de pneus.
O projeto para a produção de borracha na floresta Amazônica demandou investimentos de US$ 25 milhões e a concessão de uma área de 14.568 mil quilômetros quadrados, concedidos pelo governo do Pará. Localizada no coração da Floresta Amazônica, no município de Aveiro (PA) onde foi construída uma pequena civilização Americana, em que os trabalhadores tinham que viver de acordo com as regras e o estilo de vida americano, e o nome dado a cidade foi Fordlândia.
A comunidade foi criada para resolver um problema causado pelo incrível sucesso do império de Ford. Até o início dos anos 1900, os EUA devoravam mais de 70% da borracha do mundo, e a maior parte era utilizada em Detroit, considerada como centro automobilístico do país. Vale notar que, quando a Fordlândia nasceu, o ciclo da borracha já havia acabado no Brasil. Ele viveu seu auge entre 1879 e 1912, e acabou justamente porque os britânicos passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade no Sudeste Asiático, usando sementes vindas da própria Amazônia.
Henry Ford foi levado a abandonar o seu projeto menos de 20 anos depois de sua implantação porque o terreno era impróprio

Relacionados

  • CRIMES CONTRA FE PUBLICA
    219653 palavras | 879 páginas
  • FE PUBLICA
    219653 palavras | 879 páginas
  • Direito
    209570 palavras | 839 páginas