resenha fmea
O FMEA é uma ferramenta para avaliação de riscos. É considerado como um método para identificar a gravidade dos potenciais efeitos de falha e para fornecer uma entrada para as medidas minimizadoras destinadas a reduzir o risco. A Voz do Cliente é um recurso muito importante que pode ajudar a estabelecer as diretrizes a serem tomadas quando necessário
Dentro do Lean Seis Sigma esta ferramenta é utilizada para organizar, avaliar e priorizar as informações levantadas na fase medir, normalmente os modos de falhas são as cabeças dos Ishikawas (espinha de peixe) e suas ramificações são as informações tratadas na coluna de causa, como veremos mais adiante.
FMEA de Projeto: Apoia o desenvolvimento Produto, na redução de riscos de falhas de desempenho associada ao produto. A análise do FMEA de Projeto é realizada definindo o escopo a partir de ferramentas como diagrama.
FMEA de Processo: Apoia o desenvolvimento do processo da operação, na redução de riscos de falhas. A análise do FMEA de Processo é realizada utilizando-se o Fluxograma de Processo: método gráfico e simplificado para visualizar o processo como um todo.
O FMEA de Processo dentro do contexto do Lean Seis Sigma ajudará a: Identificar modos de falhas e seus efeitos sobre o cliente do processo em estudo, identificar variáveis de processo nas quais serão focalizados controles, identificar características especiais, estabelecer prioridades para ação, documentar o raciocínio das mudanças de processo, e orientar as analises de validação para as causas priorizadas.
O FMEA pode ser utilizado também para: Ser aplicado para novos processos, ser aplicado para processos existentes, mas que estão passando por aperfeiçoamentos, ser aplicados para processos existentes, mas que estão sendo realizados com nova tecnologia, ajudar na análise de um novo processo.
Modo de falha: Considera todos os tipos de falhas possíveis (inclusive aquelas que acontecem devido a condições ambientais ou de uso). Quando