Resenha Filme
O filme se passa em uma escola da Alemanha, em que estão sendo lecionados cursos de uma semana, o Prof. Rainer que havia escolhido Anarquismo, ele acaba perdendo a matéria para um colega por sua demora na entrega do plano de aula, o que o faz ficar com o curso de Autocracia, o qual ele não está lá muito animado para ensinar.
Mesmo contra a sua vontade ele assume a turma e decide ensinar a matéria, no primeiro dia de aula ele debate o conceito de autocracia, fazendo com que os alunos mostrem o que sabem a respeito do assunto surgindo uma discussão, grande parte da sala concorda, que na atualidade não seria possível uma nova ditadura no país.
Para provar que a possibilidade é real, o Prof. Rainer institui o regime na sala, durante aquela semana de aula, todos deveriam seguir regras, sendo algumas delas o uso de uniformes, a forma de se sentarem e falarem e o tratamento ao professor, chamando-o Senhor Rainer.
No primeiro dia de aula, três alunos não acatam suas mudanças e deixam a sala, mas dois acabam retornando e aderindo ao projeto, No dia seguinte, com a instituição do uniforme duas alunas deixam a turma.
Com o passar dos dias o prof. Rainer começa a aprofundar o regime ditatorial, cria-se um nome, um logo e até um web site. O movimento agora tem um nome: A Onda. Os alunos passam a agir como unidade, cooperam entre si, são disciplinados e até se defendem de elementos externos. Tim que sempre fora excluído e maltratado por seus colegas de classe agora faz parte do todo.
O comportamento da classe de autocracia muda até mesmo fora de sala, os uniformes são usados agora todo o tempo. O prof. Rainer é alertado por sua esposa e criticado por seus colegas para os acontecimentos que estão ocorrendo envolvendo o tema de suas aulas, mas ele está envolto na conquista de seu ideal e não se dá conta de que A Onda não se limita mais as porta do colégio.
Um grupo de alunos se junta durante a noite e saem pela cidade a "marcar território", picham o símbolo da Onda