Resenha filme ônibus174
1040 palavras
5 páginas
Universidade Federal da BahiaFaculdade de Comunicação
Curso: Jornalismo
Disciplina:Seminários de Atualização em Comunicação
Docente: Malu Fontes
Dicente: Danielle Lopes Oliveira
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO ÔNIBUS 174
O documentário Ônibus 174 (2002) , do diretor José Padilha, é resultado de uma cuidadosa investigação que aborda não somente o desenrolar do sequestro no ônibus 174, ocorrido na tarde de 12 de junho de 2000 no Rio de Janeiro, por Sandro do Nascimento, mas também desvenda o contexto histórico-social no qual este indivíduo se personaliza, no qual um típico menino de rua se transforma em mais um bandido que compõe o distorcido quadro da violência no Brasil.
O filme é construido em uma narrativa dramaturgica cronológica do fato, permeada por entrevistas à pessoas que conviveram com Sandro, especialistas que avaliam os problemas sociais que compõem o acontecimento, pessoas ligadas ao episódio e depoimento do próprio protagonista, Sandro do Nascimento. Duas histórias são contadas de forma intercalada: uma é a das filmagens das transmissões ao vivo, das Redes Globo, Record e Bandeirantes, que acompanharam por quatro horas o incidente, além de imagens das câmeras de tráfego do Rio de Janeiro e outra da trajetória de vida do Sandro, ilustrada por imagens antigas da Candelária e de projetos sociais que ele participou. O diálogo entre essas duas histórias que constituem o mesmo fato, transcende a passividade receptiva do telespectador e disperta, no mesmo, reflexões sobre duas questões principais: A imparcialidade e a objetividade na construção de narrativas que “expressam” a realidade; e as causas da violência urbana no país.
O documentário se inicia com uma tomada aérea de um espaço geográfico que quando associado à dramaturgia da narrativa, revela o espaço social ocupado por Sandro, facilitando a compreensão do acontecimento sob uma outra perspectiva: a do criminoso. O diretor José Padilha, em sua palestra “Representação da