Resenha Filme A Miss o
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
INSTITUTO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
FILME: A Missão
Produção : Inglesa 1993
Diretor: Roland Joffé
Professora Doutora: Fabiana Jordão
Antropologia I
Aluna: Watuzi Rebelo da Silva Mat.: 201511369
Resenha
O filme gira em torno principalmente de dois personagens: irmão Gabriel (Jeremy Irons) que é um padre jesuíta e Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) que é um mercador de escravos que tem sua vida mudada completamente após cometer um crime passional e aceita o convite do irmão Gabriel para retornar com ele à Missão de São Carlos – ou seja, a estar do lado daqueles “seres” que antes caçava. Com o passar do tempo, o convívio com os índios vai transformando Mendonza, a ponto de ele se tornar um jesuíta.
Os jesuítas são convocados a defender sua permanência que seria analisada por funcionário da Coroa portuguesa. O território ocupado pelas missões está prestes a pertencer aos espanhóis que pretendem escravizar os índios, ao contrário dos portugueses.
No final, todos são dizimados desde o valente, quanto o pacato irmão. E assim se faz a vontade dos homens, que se julgam seres os porta-vozes da vontade de Deus. Enfim, muitos falam das missões jesuíticas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.
Embora tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões jesuítas acabaram como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da proteção aos cristãos.
Devido ao etnocentrismo europeu que considerava a ampliação da produção em escala e o