resenha filme "a experiência" psic social
PSICOLOGIA SOCIAL
COMPONENTE:
HELENA GRAZYELLE DO N OLIVEIRA
RESENHA
DAS EXPERIMENT – O FILME
NATAL/RN – 2015 O filme Das Experiment, visto em sala, retrata um estudo psicológico realizado em laboratório feito com o intuito de entender as mudanças que o contexto social causam no comportamento do indivíduo, porém a experiência tomou um rumo fora do controle, ocasionando ações e transtornos que vão ser analisados a seguir.
O experimento é realizado com voluntários civis que atuam em diversas funções na sociedade, desde empresário até motorista de táxi. Logo no início lhes é explicado o modo de funcionamento da experiência: divisão dos indivíduos em dois grupos, detentos e guardas, onde irão adotar o papel que lhes é dado e inseridos no meio de estudo, a prisão.
A divisão é feita após estudos e testes psicológicos onde determinados fatores foram levados em consideração. Os indivíduos são levados até seus determinados setores. O cientista responsável pelo experimento cobra dos voluntários, que foram escolhidos para o papel de guarda, seriedade e responsabilidade, afirmando que o sucesso do experimento depende da postura deles.
Nessa cena é possível perceber a intenção do cientista ao atribuir total responsabilidade a aqueles que vestiram a farda, seu intuito é de fazê-los agir de acordo com o papel que lhes foi dado, e assim poder alcançar o objetivo da pesquisa. Há também um significado simbólico ao ato de vestir a farda, vestimenta que dá ao sujeito sensação de poder e autoridade sobre os outros, vestidos com batas e sem roupas íntimas, ficando em posição de maior vulnerabilidade.
Primeiro dia de experiência, os prisioneiros agem normalmente, como se não estivessem naquela posição de inferioridade, fazem graça e não demonstram respeito para com os guardas, o prisioneiro número 77, em especial, age de forma agitada e cria algumas situações de conflito. Um pouco mais de 36 horas depois, segundo dia de experiência,