Resenha Filme Um Estranho No Ninho
Faculdade de Psicologia
Psicopatologia
Síntese do filme:
UM ESTRANHO NO NINHO
Luciana da Silva Prado Sarah
Betim
2015
“O filme se passa em 1975 e conta a história de Randall McMurphy, que, após ser condenado por estupro, resolve se passar por louco para escapar de cumprir a pena em uma cadeia. Ele então é transferido para um manicômio, onde logo de início sua presença é questionada por parte da equipe médica e da enfermeira chefe (Mildred Ratched), pelo fato dele não apresentar indícios de quaisquer transtornosmentais.
McMurphy, decididamente diferente dos demais ali internados, chama a atenção dos outros pacientes pelo seu jeito livre e espontâneo de agir e, principalmente, por não temer Mildred Ratched. Ele passa a ser visto como certo tipo de líder para os outros doentes pelo fato de não sentir medo das punições e ameaças da enfermeira.
Quebrando regras e desobedecendo as ordens da instituição Randall McMurphy ajuda seus colegas pacientes sempre de forma bem inteligente e se utilizando de artimanhas para chegar a seus objetivos. Ele consegue, portanto mudar a rotina da instituição que antes se via completamente presa e totalmente regrada pelas leis impostas.
Pode-se perceber pela maneira de descrição da rotina da instituição, pela maneira como os doentes eram punidos e disciplinados e pela forma de agir de Ratched, como eram os manicômios da época (década de 1970) e como eram tratados os doentes mentais. Com tratamentos de choque e verdadeiras torturas mentais sendo realizadas percebe-se que para a época os doentes mentais não eram vistos como pacientes de verdade que mereciam ser tratados e curados, mas como loucos que deveriam ser disciplinados e terem toda sua liberdade e livre arbítrio subtraídos.
A personagem Ratched também ajuda muito a evidenciar a forma de tratamento dada aos doentes mentais da época. Sempre deixando de zelar pela saúde de seus pacientes para poder manter a boa ordem na