Resenha Filme Tapete vermelho
Direito a terra
Direito a subsistência
Ampliação da oferta de alimentos
Inclusão econômica
Função social e o capitalismo
Conforme artigo 5° da Constituição Federal de 1988, XXXIII, a propriedade atingirá a sua função social, levando desenvolvimento econômico a sociedade que dela dependa. O principio fundamental da dignidade da pessoa humana, previsto no artigo 1°, III caminha junto com o direito a terra. A pequena família de lavradores, laborando na sua terra, produz alimentos que é o sustento de seus filhos e permitindo a comercialização do excedente produzido.
A produção de alimentos em pequenas propriedades permite o aumento da oferta no mercado, ou seja a inserção dos pequenos produtores no comercio . Para isto é importante que haja politicas de fomento com incentivos a produção. É preciso ter linhas de financiamento acessíveis, assistência técnica com instituições como Emater, Embrapa, cursos de aperfeiçoamento para que o mesmo tenha condições de cuidar de sua propriedade e que a mesma torne-se viável, ou seja, consiga produzir e sustente a família que da qual dependa.
Voltando ao artigo 5° , quando falamos de função social , cabe aqui uma reflexão: Função social é atender a sociedade, produzir alimentos e redistribuir os meios de produção. Olhando para o capitalismo, que no seu conceito define que os meios de produção devem ser utilizados para gerar riquezas e atividades econômicas. Pergunto eu, será que os grandes latifúndios improdutivos não estão indo contra o capitalismo? O que uma reforma agraria tem haver com isso ?
Fazer uma propriedade improdutiva produzir, Trazer mais pessoas para a economia,
Utilizar os meios de produção
Produzir mais riquezas
A reforma agraria não esta trabalhando para o capitalismo ?