Resenha filme: obrigado por fumar(empresarial)
Filme: Obrigado por Fumar
“Obrigado por fumar é um filme americano lançado em 2005, onde o ator principal Nick Naylor é vice-presidente da Associação de Tabaco de Washington e porta-voz das grandes empresas de cigarros americanas.”
O principal personagem do filme é um grande comunicador, tem uma função essencial dentro da instituição, com sua liderança pessoal e outras características de domínio, ele obtém grande sucesso nas vendas de cigarros.
Usando argumentos convincentes procura manipular pessoas pela mídia e outros canais de propagação dos EUA criando slogans bem convidativos a novos consumidores e preservar os antigos, dando ênfase aos prazeres e satisfações que o cigarro trás e escondendo os inúmeros malefícios a saúde.
Existem muitas pessoas que querem acabar com Nick, uma delas é a jornalista de um importante jornal, quando em uma entrevista sem saber que seria publicada ele desliza e acaba dando informações confidenciais das empresas, margens de lucro e até suborno para ex-fumantes com câncer, no intuito de que essas doenças não viessem a tona na mídia. Outra é o então senador do estado que luta por uma campanha de lei onde os fabricantes deveriam incluir imagens ofensivas nos maços de cigarros alertando os maus causados pelos produtos.
Quando que por essas razões vê uma significante quedas nas vendas, Nick e outros diretores criam um lobby contra o governo, que discutem sobre a não colocação das imagens, eles conseguem ludibriar o estado e mais uma vez obtém sucesso. Outra ideia genial que eles tiveram, foi a implantação de marketing em filmes de grandes sucessos de Hollywood, onde os atores dos mesmos estariam a todo momento fumando cigarros de suas companhias.
Usando frases de efeitos positivas com a intenção de induzir novos clientes, apela pra comerciais em diversos canais de comunicação para aliviar a imagem ruim que foi então criada de suas empresas.
Embora o filme traz como assunto a comercialização de