resenha filme Metodo Perigoso
Jung começa a realizar experimentos de associação livre em Sabina, técnica usada por Freud e contestada por ele, em busca de comprovação. A partir de então, ela começa a relatar todos os seus traumas. Sabina apanhava do seu pai quando mais nova; Ele pedia para que ela tirasse a roupa e batia nela dentro de um quarto. O mesmo acontecia com seus irmãos. Após algumas sessões, ela conta sua associação entre dor e prazer. Sua psicose sexual estava diretamente ligada à agressões. Quando via seus irmãos apanharem, ouvia falar sobre brigas, via até mesmo atos que simbolizavam a pratica de espancamento, ou quando apanhava, ela sentia prazer, e sempre sentia a necessidade de masturbação.
O psiquiatra chamou Sabina para ajuda-lo em outras atividades experimentais que Jung realizava. Para ele, Sabina deveria manter algum tipo de atividade externa. Foi realizado então um exame com a esposa de Jung, sobre associação de palavras, onde Jung falava uma palavra e a esposa tinha que responder com a primeira coisa que vinha à mente. Sabina interpretou o teste, dizendo que o primordial na mente da esposa de Jung é a gravidez, sendo ambivalente em relação ao bebe, e muito preocupada com o marido que talvez esteja perdendo o interesse nela, por ter demorado a responder palavras como família e divorcio. Sabina demonstrou grande talento para interpretação; A partir dessa cena, o filme mostra a frieza e distancia de Jung em relação à sua esposa.
Dois anos se passaram, ainda com o tratamento psicótico de Sabina, Jung se encontra finalmente com Freud; Em suas conversas, Jung relata a melhora progressiva de Sabina após o método catártico; Em seu diálogo com Jung, Freud aborda as fases do desenvolvimento sexual do indivíduo, tomando por base elementos