Resenha Filme Lincoln
As primeiras cenas se passam, durante a guerra civil americana que teve início no primeiro mandato de Lincoln , a qual tinha interesse de cessar com foco na abolição da escravatura ,para que assim obtivesse sucesso essa mudança seria feita através da aprovação na câmara dos deputados dos Estados Unidos da 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos.
O filme mostra que Lincoln se dedicava tanto pelos seus semelhantes que em sua luta diária acabava abrindo mão de momentos com sua família, durante este mesmo tempo, Lincoln deve lidar com conflitos familiares e com objeções de sua esposa .
Lincoln se mostra um homem simples e respeitado por todos e muito a frente de seu tempo, pois não só queria a paz como também a igualdade entre todos os povos, um homem íntegro, ético e que de repente se vê rodeado por uma equipe que vai contra tudo aquilo que ele acredita, quebrando sua confiança e indo em busca de compra de votos.
Assim como Lincoln, seu filho mais velho Robert , tem sede por justiça, ficando horrorizado com os resultado das mortes e estragos causados pela guerra, chegando ao ponto de desafiar seu pai e presidente, para que assim pudesse se alistar, indo contra a vontade de seus pais.
Lincoln teve um grande aliado em sua luta contra a escravidão, Thaddeus Stevens do partido republicano e líder da câmara que em sua vida tinha uma companheira afro descendente, e com isso um forte motivo para lutar por esta causa, pois vivenciava todos os dias os horrores do preconceito e aguardava o dia que fosse possível assumir sua companheira sem olhares acusadores de toda uma população.
Em muitos momentos é questionado sobre a total igualdade entre as raças porém é enfatizado que haja a igualdade racial perante a lei,e isso fica bem claro em uma cena em que Thadeeus Stevens rebata a todos