Resenha Filme "Cidadão Kane"
O filme ‘’Cidadão Kane’’, de Orson Welles conta a história de Charles Foster Kane, um grande jornalista americano, rico e muito. Kane foi levado embora de casa ainda criança e aos 25 anos pode receber sua total parte de uma grande herança, deixada pelos pais, com isso resolveu abrir o seu primeiro Jornal “The New York Inquirer”.
Neste jornal ele contava notícias de todos os gêneros, principalmente sobre política e por sinal a criticava e cutucava muito, sem medo de medir as palavras. Seus jornais, foram de um enorme sucesso, existiam muitas sedes espalhadas pelo país e tinha um grande público que acompanhava suas notícias.
Kane foi muito criticado e odiado por vários ‘’políticos’’, mais isso para ele era como se fosse o incentivo. Ele tentou se candidatar a um cargo público, porém foi derrubado pelo seu adversário, que juntou provas que diziam que Kane traia sua primeira esposa Emily Norton com a cantora Susan Alexander. Kane foi casado duas vezes, seu primeiro casamento foi com Emily, sobrinha do presidente dos Estados Unidos, com ela teve Junior, seu filho, porém os dois sofreram um acidente de carro que os levou a óbito.
Sua segunda esposa foi Susan, uma moça nova que adorava cantar. Ele construiu um teatro para ela realizar seus musicais.
Porém, não deu muito certo, ela foi criticada em todos os jornais, inclusive no de Kane, onde o ex melhor amigo dele escreveu uma matéria dizendo coisas horríveis sobre os espetáculos da moça.
Susan ficou muito doente e disse que não queria mais cantar. Ele a respeitou.
Seu casamento com Susan, não parecia um casamento, ela vivia presa dentro do seu enorme palácio, em Xanadu, não via ninguém, não fazia nada o tempo todo, para distrair a cabeça, ficava montando um enorme quebra cabeça, que parecia não ter fim.
Com o passar do tempo Kane, foi se tornando uma pessoa fria, solitária e egocêntrica. Susan não suportando mais o abandonou.
O filme gera um mistério, o que foi Rosebud na vida de Kane? É esse