Resenha film Brothers Grimm
Por Michelli Ramos Moreira
Os dois irmãos, Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, ganham notoriedade num período nebuloso pois a cidade de Kassel fica sob a Influência de Napoleão em 1806, e Jacob consegue um cargo de secretário enquanto seu irmão Wilhlem, termina seus estudos em Marburg. Quando a escola de guerra é reformada, Jacob torna-se o encarregado do abastecimento das tropas combatentes, o que desagrada-o e faz abandonar o seu posto. E é neste período nebuloso ,que Wilhelm termina seus estudos de direito e retorna a cidade de Kassel encontrando- se com seu irmão, e juntos compilam os primeiros contos que nos chegam até hoje.
Logo, foram observados pelos seus talentos por Friedrich Carl Von Savigny e trabalharam em sua biblioteca privada, e os irmãos eram amantes de Goethe e Schiller, e isso fez com que conhecessem os escritores românticos e os Minnesang. Enquanto bibliotecários, nortearam- se pela busca do saber no que se refere ás raízes da língua alemã, dos mitos e lendas remanescentes do passado, e lançam em 1812 Kinder und Hausmarchen ou Conto de Fadas para o lar e as crianças em 1812, sendo 1815(os dois Volumes).
Os Grimm alcançaram tamanha repercussão, e em 1822, seus contos passam a ocupar um volume inteiro, publicado à parte da antologia dos contos, ou seja, nenhum conto por eles foram inventados, as histórias iniciais eram destinados ao adultos e foram eles que descartaram os temas cruéis e a dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa.
Então o diretor Terry Gilliam lança em 2005, o filme Brothers Grimm e conseguiu reunir características gerais dos contos de Grimm, equilibrando-se entre encantamento(histórias que apresentam metamorfoses, a maioria por encantamento) e enigmas(histórias que precisam ser desvendadas).
Os atores (Matt Damon) como Will e (Heath Ledger) como Jake, são os lendários contadores de histórias que deslumbram pequenas