Resenha espionagem dilma
Metodologia Cientifica
ESPIONAGEM NO BRASIL
Segundo uma reportagem emitida pela TV Globo na noite de domingo, documentos que foram classificados como ultrassecretos e que afirma que a presidente da republica Dilma Rousseff e a empresa Petrobras, foram alvo de espionagem pela NSA – agencia de segurança Nacional dos Estados Unidos.
Um dos documentos apresentados pelo jornalista Glenn Greenwald que reside no Rio de Janeiro, era sobre o objetivo da NSA de entender melhor a comunicação da presidente do Brasil e seus assessores. O brasileiro David Miranda que é conhecido de Glenn ficou durante 9 horas preso no aeroporto de Heathrow em Londres no dia 18 de agosto de 2013.
Edward Snowden que é ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agencia, com a intensão de divulgar o sistema de espionagem americano ao mundo. Informou a Greenwald em junho deste ano, como funciona a espionagem e como os Estados Unidos monitoram as informações de milhões de pessoas dentro e fora do País. Ele explicou que as informações são monitoradas via e-mails, telefones e IP dos computadores.
O pacote entregue era composto por milhares de documentos secretos e que um desses cita uma espionagem feita a presidente do Brasil, com data de junho de 2012, que seria uma apresentação interna da NSA. Houve tentativas de contato com o Snowden, porém não foi possível ele comentar as informações de Greenwald devido a uma exigência feita pelo governo da Rússia.
Um das matérias apresentado pelo Greenwald, cita o método que foi aplicado no projeto de espionagem, além da presidente Dilma, o presidente do México também foi vitima de espionagem.
O ministro da justiça, Eduardo Cardozo, classificou essa espionagem como “Gravíssimo” e caso a denuncia tenha veracidade, ela será tratada como uma “clara violação á soberania”