Resenha erros de marketing e sucessos
Erros de Marketing e Sucessos é um livro interessante e informativo. É fácil de ler e rico em lições que podem ser aplicadas aos desafios de marketing. O foco sobre os erros é equilibrado com lições para o sucesso. Como o próprio autor define: "Os erros podem si tornar ferramentas de ensino e evitar que enganos similares se repitam."
Baseado no princípio de aprender com os erros dos outros, Hartley concentra a maior parte de sua atenção em erros de marketing, como por exemplo, a guerra entre a Coca-Cola e a Pepsi. Na década de 1970 a Pepsi lançou uma campanha de marketing chamada o Desafio Pepsi, que mostrava que os consumidores preferiam o sabor de Pepsi ao invés da Coca-Cola através de testes cegos. A Coca-Cola contra-atacou e fez seu próprio teste, porém o testo confirmou os resultados da Pepsi.
Com isso a Pepsi ganhou uma significativa fatia do mercado e um share of mind que ela nunca havia conseguido.
Como resposta, em 1994, um novo presidente da Coca-Cola lançou um plano radical. Pela primeira vez em 99 anos, a Coca-Cola mudou seu sabor. A empresa investiu 4 milhões de dólares em uma pesquisa de mercado com quase 200 mil pessoas. Os resultados mostraram que as pessoas preferiam novo sabor da Coca-Cola, e portanto, conselho de administração votou por unanimidade para substituir o sabor tradicional da "nova Coca-Cola."
Os resultados foram imediatos e também drásticos. O público americano sentiu-se traído e até com raiva. A Coca-Cola durante 99 anos foi a bebida que acompanhou os americanos. Estava junto com os soldados americanos nas duas guerras mundiais. Era a bebida da década de 1950. No tumulto da década de 1960 foi a bebida que ensinou "o mundo a cantar" e de repente muda sua fórmula
Associações de consumidores protestaram com