RESENHA-ERA DOS SERVIÇOS
Karsch, Ursula M. Simon. O serviço social e a era dos serviços / Ursula M. Simon Karsch- 3ᵅ ed. - São Paulo-SP : Cortez, 1998.
Ursula M. Simon Karrsch é professora do programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP. E doutora mestre em Saúde Pública. Tem diversos trabalhos publicados nas áreas de Serviço Social, Saúde Pública, Administração de Recursos Humanos e Acidentes do Trabalho.
Esse estudo nos leva à uma profunda analise sobre a atividade profissional do assistente social numa realidade complexa e conflituosa como é a realidade brasileira,levando-nos a conhecer as ações fascinantes do dia-a-dia do Serviço Social e seus problemas, tanto no campo da empresa privada como no Serviço Público.
A autora dispõe de diversos marcos teóricos – marxistas, funcionalistas (sobretudo da sociologia das organizações). Ela analisa também a ação efetiva dos agentes e do sentido que eles imprimem à sua ação, efetiva dos agentes e do sentido em que eles operam às suas ações. Um dos objetivos do texto reside exatamente na busca da identidade do serviço social como serviço, a partir da prática concreta dos agentes, assistentes sociais, jamais reduzida a uma prática institucional entendida na concepção empobrecida.
Nesta obra, o serviço social é questionado quanto “serviço”, ou seja a forma organizacional em que se encontra nas instituições que configuram a sociedade urbano-industrial no Brasil levando o leitor a uma reflexão do assistente social segundo sua área.
O maior interesse é caminhar para um estudo, não para especificá-lo ou produzir conhecimentos sobre a propriedade de seus métodos ou técnicas. E essencialmente abrir uma perspectiva de compreende-lo na sua articulação com o todo social, o que equivale a vê-lo como serviço cuja função é atender às expectativas e necessidades da sociedade.
O trabalho do assistente social marca a concepção original, desde o momento em que se pretendeu, com ele, “adaptar a