ResenhA Era Do Acesso JEREMY RIFKIN
A era do acesso – Jeremy Rifkin
A Economia sem peso
“A economia física está encolhendo. Se a Era Industrial foi caracterizada pelo acúmulo de capital e de propriedade, a nova era valoriza as formas intangíveis de poder vinculadas a conjuntos de informações e ativos intelectuais. O fato é que os produtos tangíveis, que durante muito tempo foram uma medida da riqueza no mundo industrial, estão se desmaterializando.”
“Os computadores estão entre os incontáveis itens tangíveis que estão se desmaterializando e tendendo a ficar sem peso. Basta lembrarmos que o computador pessoal IBM original, lançado em 1981, pesava 20 quilos. Um Macintosh Power Book 5300C, em contraste, pesa apenas 3 quilos e tem uma potência mais de 500 vezes maior.3 Ou considere o fato de que poucos quilos de cabo de fibra ótica têm mais capacidade de transmissão que uma tonelada de cobre.”
A Retração Imobiliária
“Os produtos não são as únicas coisas que estão se desmaterializando no novo mundo sem peso do comércio eletrônico. Os imóveis estão encolhendo. As empresas introduziram uma série de novos designs inovadores para acomodar melhor o tipo de rede mais aberto de estrutura organizacional. Nos escritórios, o espaço privado está desaparecendo. No novo ambiente executivo, a posse de espaço privado e a capacidade de excluir os outros -marcas registradas de uma mentalidade relacionada à propriedade - são anátemas para a missão corporativa. Na Era do Acesso, o acesso imediato e aberto aos colegas é valorizado. Os arquivos têm rodas para permitir a maior mobilidade. Salas especiais de reunião e áreas amplas são colocadas estrategicamente para facilitar sessões de brainstorming. Mesmo os corredores tornaram-se mais largos e têm sofás para incentivar conversas "relâmpago". J. R Jones, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Procter and Gamble de produtos vendidos no balcão, sem receita, diz que a abordagem de rede a espaços abertos provavelmente