Resenha: ensinando valores, criando um adulto admiravel
Harriet Heath, Ph.D.
PRIMEIROS PENSAMENTOS
A autora inicia o livro dando ênfase a percepção das pessoas em relação aos valores que vão se perdendo da nossa cultura quando acontecem certos fatos e coloca a observação que cada um tem diferentes idéias sobre como as pessoas devem se comportar mesmo quando estimam a mesma coisa.
Harriet ressalta então que viver segundo valores e ensiná-los é mais complicado do que muitos pensamos; menciona que todos os pais tem valores, alguns pensam neles, mas poucos os consideram quando lidam com situações do dia-a-dia; e incentiva os pais a usar sés valores como guias para a criação de seus filhos e decisões familiares em geral.
ESTE LIVRO É DIFERENTE
Aqui a autora faz menção a perspicaz forma de pensar que identificar os nossos valores requer afirmando que nos ajudará a integrar nossos valores em família e passá-los aos filhos, mas para isso é preciso, reconhecer, compreender, vivenciar, transmitir os próprios valores e indiscutivelmente compreender os passos de desenvolvimento e o que uma criança precisa passar e ser capaz de fazer para viver segundo um valor.
VIVENDO COM VALORES
Os valores são transmitidos aos filhos de acordo com a forma que os pais respondem ao comportamento dos filhos e lidam com os eventos do dia-a-dia, desde os fatos mais simples ao mais complexos e delicados.
O QUE É UM VALOR?
Todos temos valores, princípios pelos quais escolhemos basear nossa comportamento. Há pessoas conscientes de seus valores e que podem afirmá-lo mas há também aquelas que nunca pararam para pensar sobre os valores que as guiam.
Todas as culturas tendem a enfatizar alguns valores em relação a outros.
COMO AS PESSOAS MOSTRAM SEUS VALORES
Segundo a autora, as pessoas demonstram seus valores a partir de suas ações,ao próximo e com tudo o que as rodeia. São as respostas que damos as atitudes das crianças, filhos e ate mesmo pessoas adultas é que refletem