Resenha Engenharia
Curso: Engenharia Civil Data: 10/04/2015 Disciplina: Metodologia Científica
ROCHA, A. J. F.; SILVA, G. T. da; MARMO, A. M. C. B.; DURO, M. A. S.; MIRANDA, L. F. de; OLIVEIRA, Y. M. B. M. de. ENGENHARIA, ORIGENS E EVOLUÇÃO. São Paulo: Escola de Engenharia, 2007, p.11.
Síntese da obra
O texto transmite informações diversas, porém relacionadas à Engenharia, desde os antepassados, onde eram construídos tipos de armas e até algo muito evoluído para sua época, como Leonardo da Vinci. Também mostra como a Engenharia chegou ao Brasil e informando suas mudanças, dando um grande foco a essa parte.
Resumo da obra
Na primeira parte, o texto comenta sobre o homem primitivo, falando de suas criações para suas necessidades imediatas. Citou o famoso Leonardo da Vinci, por sua grande revolução nesse ramo. Na França, em 1747, mais precisamente em Paris, foi fundada a faculdade de Engenharia mais antiga do mundo. Logo após sua fundação, outras escolas de engenharias utilizaram seu modelo, expandindo o curso por alguns países, sendo todas essas escolas voltadas à área militar.
Na segunda parte, temos a chegada da engenharia ao Brasil, no Rio de Janeiro, por meio militar. Como as escolas de engenharia existiam em poucos países além da França, o Rio teve um grande avança nesse ponto. Fala da primeira escola dita superior, criada a partir da transferência da Academia Real Militar, transformando-se na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e definindo de forma sensata o ensino de engenharia teve origem no ensino militar com conhecimentos pertinentes à formação militar e aprendizado de técnicas próprias à construção com finalidades militares.
No terceiro momento, vemos a criação de outras 12 Escolas de Engenharia, baseadas na Escola do Rio de Janeiro, sendo quatro dessas escolas em Minas Gerais, e seus cursos começando no ano de 1893. No final dessa parte, vemos um comentário informando que muitas das faculdades existentes