Resenha el abuelo
O tema central de “El abuelo” é o dilema da prevalência das leis sociais e da natureza frente à liberdade do indivíduo e o amor traçado a partir de um conflito de legitimidades.
O romance, estruturado em cinco jornadas de diferente extensão, desenvolve o drama pessoal do conde de Abrit, Don Rodrigo de Arista-Potestad, ancião arruinado e quase cego, diante da incerteza de resolver qual das duas netas, que figuram como filhas de seu falecido e único filho, é sua neta e qual é o fruto da relação ilegítima de sua nora, a irlandesa Lucrecia Richmond.
Numa casa chamada La Padrina, em Jerusa, moram Venâncio e Gregoria que cuidam de Nell e Dolly que são filhas da condessa casada com o filho de El Abuelo. El Abuelo regresa de América, pois tinha ido lá porque achava que seus antepassados haviam deixado ouro e voltou mais pobre do que ele foi.
A condessa no se dava nada bem com Dom Rodrigo, pois ele sabia que ela tinha sido infiel com seu filho e teve uma filha com o amante, um pintor.
Don Rodrigo queria saber qual era sua verdadeira neta: Leonor ou Dorotea, para ficar com ela e a condessa não lhe confirmava qual era. As netas eram muito carinhosas com El Abuelo. Ele relaciona as qualidades das netas para descobrir qual é a verdadeira neta. No convívio com as pessoas do lugar, Dom Rodrigo conhece Coronado, o professor das meninas. Fica perguntando qual é a melhor e o professor sempre fala que são muito boas. Don Rodrigo falando com as netas descobre que Leonor tem aptidões de pintora e que o amante de Lucrecia era um pintor. Pelo que deduce que Dorotea é sua verdadeira neta.
Um dia Coronado queria suicidar-se e Don Rodrigo se oferece para ajudá-lo. Ele o empurraria no precipício.
Lucrecia se sente arrependida e pede desculpas a Dom Rodrigo. O padre Maroto manda chamá-lo para conta-lhe que Lucrecia tinha-o autorizado para revelar que sua verdadeira neta era Leonor e não Dorotea como ele pensava.
Lucrecia decide levar as