Resenha: Educação física em jogo
Capitulo 1 – “O que está em jogo?”. O autor começa apresentando seu objeto de estudo: “O jogo”, para logo em seguida se questionar sobre a presença do jogo como algo puramente lúdico ou algo esvaziado de competitividade. Podemos perceber também certa preocupação com a questão utilitarista e econômica do jogo. Apesar disso, o autor mostra que o jogo é algo potente, pois tem uma relação forte com a cultura e a arte.
Capítulo 2 – “Algumas peças do jogo” São apresentados os métodos de ginástica como, sendo eles que deram origem à educação física. Além disso, são esses métodos os responsáveis pela maquinação do corpo. Percebemos que nesse momento o autor está preocupado com o jogo e sua substituição lúdica pelo consumismo capitalista.
Capitulo 3 – “Ideias gerais sobre o jogo” A primeira idéia lançada sobre o jogo é: “atividade livre e desobrigada das regras sociais” que nos mostra que o jogo é praticado levando em conta o prazer, o divertimento. Além do mais um jogo tem como regra a imprevisibilidade dos resultados, sem produção de bens e um total gasto tanto de energias do corpo quanto de materiais. Também podemos perceber alguns fundamentos do jogo como: as habilidades, força física, psíquica, além da imaginação, colocado como elemento importante que conduz o jogador ao arrebatamento.
Para completar, Caillois foi responsável por apresentar categorias ao jogo. São nomeadas da seguinte forma: agon, alea, mimicry, ilinx. Cada uma apresenta um componente especifico a cada tipo de jogo.
Capitulo 4 – “O jogo e o gesto na historia recente” O divertimento,