Resenha: drogadição
O problema das drogas, hoje em dia, é uma das maiores preocupações da sociedade globalizada. As implicações, não apenas em relação à saúde, mas também em relação à segurança pública tem tornado esse tema objeto de discussão de todos os níveis de poder, inclusive chefes de estado.
Atualmente, não se tem mais a ilusão de que esse seja um problema exclusivo da classe baixa, hoje o problema das drogas não escolha mais raça, credo ou classe social, é um problema comum em todas as esferas da sociedade.
Diante desse cenário altamente preocupante, torna-se cada vez mais necessária a discussão do tema sobre as drogas, seus aspectos e influencias. Obviamente a discussão desse assunto não pode se limitar apenas à perspectiva do tráfico, do crime e da violência. Isso reduziria o tema a uma questão meramente policial.
Para o enfrentamento desse desafio é imprescindível o envolvimento da educação, iniciando pelo debate do tema, na perspectiva da construção do novo cidadão. È cada vez mais necessária a ação integrada da escola com a família, pois tendo o problema atingindo todas as instancias da sociedade, é urgente que professores e pais se unam nesse empenho. Ao professor, antes de qualquer coisa, compete ter o domínio da questão, em suas diversas implicações, a fim de que possa servir como referencia a alunos e pais.
As drogas fazem parte da historia da humanidade, há milhares de anos de anos. Culturas e povos antigos já faziam uso cultural, religioso e medicinal de substancias entorpecentes. Podemos falar do uso da droga até mesmo como alimento.
Quanto às causas do uso e abuso de drogas elas são internas (psicoemocionais) e externas (sociais e culturais). As causas internas estão associadas a questões psicológicas, como inibição, dificuldades para lidar com certas situações da vida, neuroses e outros fatores psicoemocionais. As causas in ternas estão ligadas à cultura, imposições sociais, a necessidade de sentir incluído, principalmente no caso de