Resenha dos filmes: Pro Dia Nascer Feliz João jardim e Entre os Muros da Escola Laurent Cantet.

782 palavras 4 páginas
vanessa estudante de história

Resenha dos filmes: Pro Dia Nascer Feliz João jardim e Entre os Muros da Escola Laurent Cantet.

Ambos os filmes demonstram aspectos do dia a dia da escola.
O filme Pro dia Nascer Feliz, apresenta situações que acontecem em várias escolas de variados níveis sociais fazendo perceber diferenças e semelhanças.
É possível observar particularidades devido a diferença de condição social e econômica das escolas apresentadas e ao mesmo tempo questões presentes em todas as escolas.
Temas como violência, desestímulo por parte dos professores e alunos, falta de compromisso dos alunos com os estudos e com o futuro, o desafio dos educadores de gerir uma educação que gere bons resultados, a forma como os alunos de escolas que vivem numa condição social melhor se sentem distante de outras realidades. No entanto pode-se perceber em todos os contextos (dadas às devidas proporções), a busca por um sonho, o empenho, alunos que se destacam e que em algumas escolas tem seu potencial desacreditado, não sendo reconhecidos por seus educadores, chegando mesmo ao ponto de terem a autoria de atividades feitas por esses alunos postos em dúvida. Esse é um comportamento que se repete no filme Entre os Muros da Escola, que mostra o dia a dia de uma escola na França frequentada por alunos vindo de outros países também e traz aspectos comuns a muitas escolas.
O comportamento do professor que considera determinadas leituras avançadas demais para os alunos em um momento e em outros, demonstra acreditar no potencial desses alunos, é um exemplo de conflitos de comportamento presentes no filme. Outras situações são apresentadas como a busca por uma forma disciplinar adequada e o meio mais eficaz de aplica-la, a tentativa de envolver a família dos alunos no contexto escolar, fazer o aluno participar mais ativamente das decisões da escola, entre outros desafios que vão sendo trabalhados ao longo do filme.
Marin se apresenta como um professor dedicado que,

Relacionados

  • refer curric vol1
    137590 palavras | 551 páginas
  • sociedade e cotidiano
    49271 palavras | 198 páginas
  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas
  • manual do professor sociologia
    72384 palavras | 290 páginas