Resenha documentário "A História da Ciência - Poder, prova e paixão"
ESTEVÃO GUILLARDUCCI ROCHA - 201510059
A História da Ciência – Poder, prova e paixão
Resenha Crítica
Uberaba - MG
2015
Resenha crítica: “A história da ciência – Poder, prova e paixão”
A história da ciência – Poder, prova e paixão (Michael Mosley, 2010), é uma serie produzida pela BBC onde aborda-se a construção da Ciência Moderna. O tema do 1º episódio é: O que há lá fora? Nele revela-se o papel fundamental dos astrólogos na mudança de nossa visão em relação ao céu de maneira bem leiga e da fácil interpretação para qualquer pessoa.
Para Mosley, a história da ciência começa em Praga, no início do século XVII. Nesta época Tycho Brahe foi financiado pelo imperador Rodolfo II, que estava atrás de novas descobertas. Sendo assim, Tycho construiu um observatório com os melhores instrumentos que podia comprar. Como todos sabem, a ciência requer provas, e por muito tempo ficou observando a lua e estrelas e registrando suas posições, ou seja, pela primeira vez o estudo era baseado em análise de observações e não mais em teorias dedutivistas. Esse, sem sombra de dúvidas foi o grande legado de Tycho.
Por volta dos anos 1600, Johanes Kepler chegou a Praga com o intuito de se juntar a Tycho , porém quando estavam iniciando o estudo Brahe morreu, desta forma, Kepler “herdou” todas as anotações e teses de Tycho. A partir desses estudos ele estava convencido que o sol produzia uma força que compelia os planetas em torno dele e que somente o heliocentrismo explicaria tal fenômeno. Após anos de cálculos ele propôs que os astros giravam em elipses, e portanto, pela primeira vez vimos um modelo de cosmos que conduzia às provas.
Na Itália Renascentista, Galileu Galilei criou sua luneta, mas seu objetivo principal não era de observar o cosmos, mas sim ganhar dinheiro vendendo-a ao Estado para que ele pudesse observar embarcações que chegavam ao país. Porém com a luneta pronta ele percebeu que poderia