Resenha documentário: Surplus
No vídeo um escritor contribui com seu depoimento, deixando claro que acredita que para salvar o mundo, precisamos voltar a viver como antes: com simplicidade.
Hoje as pessoas se esquecem de suas vidas e passam a viver para o trabalho, afim de terem uma forma de manter seu padrão de consumo. O consumismo está tão forte, que as empresas vendem sonhos, ilusões e algumas vezes algo que pode ser inalcançável para algumas pessoas e essa ideia de inalcançável faz com que trabalhem ainda mais, para sustentar então esse ciclo de vida. Essas empresas identificaram o poder dos meios de comunicação e os utiliza para vender “sonhos”, passando a ideia de que a felicidade está no comprar.
Em resumo a mensagem é deixar o consumismo de lado e pensar no que realmente importa.
O documentário aborda como o consumismo tomou conta do mundo. Para levar esse comportamento a diante, muitas coisas foram destruídas, principalmente o meio ambiente, deixando a pobreza e as dividas predominarem apenas para se manter dentro dessa conduta que é considerada normal.
No vídeo um escritor contribui com seu depoimento, deixando claro que acredita que para salvar o mundo, precisamos voltar a viver como antes: com simplicidade.
Hoje as pessoas se esquecem de suas vidas e passam a viver para o trabalho, afim de terem uma forma de manter seu padrão de consumo. O consumismo está tão forte, que as empresas vendem sonhos, ilusões e algumas vezes algo que pode ser inalcançável para algumas pessoas e essa ideia de inalcançável faz com que trabalhem ainda mais, para sustentar então esse ciclo de vida. Essas empresas identificaram o poder dos meios de comunicação e os utiliza para vender “sonhos”,