RESENHA DO TEXTO: “CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE AS DIVERSAS FORMAS DE APRECIAR A NATUREZA E UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE SUAS LEIS.”
412 palavras
2 páginas
Alexander Von Humboldt foi Geógrafo, filósofo, historiador, explorador e naturalista e é considerado um dos fundadores da geografia moderna. Em toda sua carreira acadêmica manteve um combate ferrenho contra as ideias positivistas que dominava ambiente acadêmico Francês. Em um dos seus projetos “cosmografia física” teve como base a “descrição da física da terra” de Kant. Se dedicou ao trabalho de campo, viajou á America para efetuar mais estudos da natureza até então desconhecida para ele, passa boa parte de suas obras comparando a natureza que encontrou na America á natureza que convivia na Europa dessa viagem foram publicadas as obras “Quadros da natureza” e “Viagens ás regiões equinociais do novo continente. Apresenta duas visões de mundo uma que analisa a natureza e suas intervenções, resultando em diversas transformações silenciosas e a segunda que busca a compreensão da ordem do universo, uma visão que está bem ligada a geografia física, que busca entender e justificar de que maneira as forças físicas podem beneficiar ou influenciar no comportamento das sociedades. Para Humboldt, ao analisar a natureza, é necessário encontrar unidades, especialidades em algo geral, o que serve de base para analisar a própria sociedade, buscando em algo tão diverso e variado alguns pontos únicos, sejam eles nos aspectos econômicos, políticos, sociais que sozinhos são independentes mas que interagem entre si, e que em conjunto formam o meio.
Ele se dispõe a explicar a natureza e seus fenômenos, porém apresenta o problema de tempo escasso além da falta de experiência em conferencias publicas. Para entender a natureza primeiramente deve se investiga lá, amplia lá só assim irá conseguir a compreensão da conexão de seus fenômenos. Diz que a natureza é a união na diversidade que é formada por diversos componentes complexos que juntos formam um todo vivo, também que o fruto da investigação da natureza é um privilegio pois apreciar a natureza é um prazer, uma vantagem. São