Resenha do texto: a natureza do trabalho pedagógico
A natureza do trabalho pedagógico envolve a relação entre saberes e condutas (base da ação educativa).
A produção de saberes implica na formação de determinadas condutas humanas.
Não podemos ignorar o contexto sócio- político e cultural onde o trabalho docente ocorre e muito menos a atividade desenvolvida pelo professor em seu cotidiano e nem como ela é apresentada.
O trabalho docente apresenta pelo menos duas perspectivas de abordagem: uma que problematiza segundo as condições históricas e outra que analisa a atividade e o papel dos sujeitos a partir de suas representações cotidianas.
As abordagens que se preocupam com as condições históricas do trabalho docente se importam em problematizar as formas através das quais a natureza da ação docente foi modificada.
Como exemplo o texto cita a concepção técnica do trabalho docente, que veio com as mudanças sociais, atendendo uma exigência do desenvolvimento da sociedade capitalista, urbana e liberal que demandava atendimento educacional a população trabalhadora.
O trabalho docente ganha assim um contorno mais técnico e operacional, seus conteúdos, formas e materiais institucionais tornam-se cada vez mais determinados pelo estado capitalista e pelo mercado.
Houve o favorecimento da proletarização do trabalho docente.
As abordagens que remetem a análise da atividade e no papel dos sujeitos em seus trabalhos reais a lógica das ações locais consideram os recursos cognitivos e sociais que o agentes devem dispor para operar o processo educativo.
O trabalho docente implica ação, cognição e emoção. Fazendo com que as interações locais dependam de seus agentes (docentes e discentes).
As atividades sociais dos agentes precisam ser negociadas e relacionadas as suas experiências e formação, indicando que o trabalho docente também é um trabalho emocional.
Há na função docente, elementos sociais, culturais, históricos e pessoais que influenciam o trabalho docente.
Então a natureza do