Resenha do texto: A galáxia internet; reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade
Nome: Ariana Carvalho
Jornalismo - diurno/ Segundo período
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet; reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Revisão de Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 243 p. A rede é a mensagem, pp. 7-12. Comunidades virtuais ou a sociedade em rede? pp. 98-113.
Com o avanço da tecnologia da internet, houve uma grande formação de comunidades virtuais com o predomínio da comunicação on-line, que foi interpretado, segundo Castells (2003), como um separador entre distância e socialização. Outra opinião formada a partir do uso da internet, baseadas em estudos acadêmicos, afirma que, o crescente do uso da internet esta aumentando também, o isolamento social e levando a um colapso da vida familiar e da comunicação social, ou seja, os indivíduos vêm abandonando a comunicação face a face para viverem em um mundo virtual a parte da realidade.
Os estudos apresentados por Castells (2003), mostram que o uso da internet é majoritariamente para o trabalho, a vida cotidiana e a família. A minoria dos usuários são de adolescentes que estão se descobrindo e construindo suas identidades pessoais, que estão no momento de experimentar novas identidades e de descobrir quem são ou quem gostariam de ser. Mas, essa minoria pode ser considerada um fascinante campo de pesquisa, e o enorme contingente de estudos sobre esse assunto acabou ajudando na distorção da ideia de que a internet é um terreno privilegiado de fantasias pessoais. O que não é bem assim. Castells (2003) afirma que a internet é uma extensão da vida como ela é.
O surgimento internet trouxe novos meios de se comunicar e novas comunidades on-line, que reúnem pessoas com os mesmos valores e interesses, que criam laços de amizade que poderiam ser estendidos a comunicação face a face, segundo Castells (2003). Porém, com a difusão da internet na sociedade, seus efeitos se tornaram menos espetaculares.