Resenha do texto: a formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. dário fiorentini (fe / unicamp)
A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática.
Dário Fiorentini (FE / Unicamp)
Para um profissional ser bem sucedido na sua carreira ele tem que saber a base da sua profissão, ter que ser especializado na sua atividade que exerce e ter unicidade, assim ele é e será valorizado; a experiência o faz ter essa unicidade, ser bom naquilo que faz.
O professor é assim, a experiência, o domínio da atividade que exerça, faz com que ele seja um bom profissional e isso surge com o tempo.
O professor tem que conhecer e dominar a base da sua profissão, e segundo Fiorentini, didática é uma parte da pedagogia, ela trata da relação mais direta com o conteúdo que se ensina e aprende; já a pedagogia trabalha o todo, vai além dos conteúdos.
O professor não é apenas uma pessoa que entra na sala de aula e ensina ao aluno o conteúdo, não se pode pensar como era antigamente. O professor além de ter que dominar a matéria que vai lecionar, ele tem um peso muito além do que ele pensa, ele ensina os valores éticos, a disciplina, o respeito, a moral, além de tudo isso o professor é um amigo que o aluno tem, e quando o professor entra numa sala de aula do primeiro ano do ensino fundamental, ele é tratado como se fosse um parente, os alunos o chamam de “tia”. Tudo o que o professor fala, os alunos seguem como se fosse um teorema.
Saber chegar ao aluno e entender se ele está entendo a matéria, o conteúdo proposto o professor iniciante não tem ainda uma técnica, e não existe uma técnica específica para isto, ele vai aprender ao longo da sua profissão.
O professor tem focar no saber construir o conhecimento, aprender como faz, isso acontece a partir de discussões, debates, etc.
O professor tem que ter o domínio antes de entrar na sala de aula dos conteúdos específicos e dos conteúdos pedagógicos, que Fiorentini chama-se Disciplinas Didático-Pedagógicas.
Mas para além dessas duas, Lee Shulman acrescenta uma