REsenha do texto: Métodos de Ensino não determinam sucesso
Ambos os textos abordam os principais métodos utilizados na alfabetização: Híbrido, construtivista e fônico.
O primeiro texto mostra vários testes e estudos realizados sobre o assunto. Durante estes estudos, pesquisadores procuraram identificar as abordagens utilizadas em salas de aula e o desempenho obtido nas mesmas.
Segundo os dados obtidos nestes testes, não houve diferença significativa no aprendizado em escolas construtivistas ou fônicas. Houve resultados bons e ruins em turmas com abordagens construtivistas, fônicas e híbridas. O melhor resultado apareceu em turmas onde professores mesclavam os métodos.
Portanto, os resultados não indicam a superioridade de um método. Assim a valorização do método não deve continuar sendo o eixo central de debates e discussões.
Vários fatores contribuem para que a alfabetização não ocorra, a questão, porém, é mais ampla e complexa.
Um fator que não pode ser desconsiderado, de acordo com os textos lidos, é a experiência cultural que o indivíduo tem, pois, isso pode interferir em seu desenvolvimento biológico.
Segundo Ana Teberosky,-educadora e pesquisadora argentina- a relação que a criança tem desde pequena com a leitura escrita é mais significativa do que os métodos utilizados. A criança precisa de estímulo por meio da leitura. É importante a professora criar mais oportunidade deleitura para elas. Também, deixar que falem sobre o texto, sobre o que entenderam ou aprenderam da história. Durante a entrevista, Ana disse que quando uma criança não é alfabetizada a culpa não é somentedo professor, é de todo o sistema. A escola alfabetiza por etapas: primeiro ensina as letras e o som, depois ensina o sentido, a compreensão do texto.
A criança precisa adquirir o código de escrita e compreensão de texto ao mesmo tempo.
Além disso, é importante o