Resenha do texto: cultura, educação, aprendizagem e desenvolvimento pessoal
Através das relações interpessoais com os agentes mediadores o ser humano desenvolve os processos psicológicos superiores, o crescimento pessoal ocorre quando as pessoas se utilizam da cultura do grupo social em que vivem.
As diferentes capacidades psicológicas possibilitam a forma de compreender o meio físico e social, formando sua própria identidade pessoal, influenciada pelos modelos dominantes da sociedade, bem como suas práticas sociais e como acontece as aprendizagens no contexto destas práticas sendo o desenvolvimento um processo essencialmente flexível e aberto à aprendizagem.
As relações entre aprendizagem e desenvolvimento estão relacionadas à termos de subordinação , pois o desenvolvimento pessoal para acontecer necessita de determinadas aprendizagens específicas.
O desenvolvimento é um processo ligado ao código genético do indivíduo, incorporando diferentes tipos de mudanças decorrentes entre a linha natural e a linha social e cultural do desenvolvimento, contribuem para a problematização da nossa compreensão de desenvolvimento.
As diferentes culturas estruturam-se através das práticas culturais que implicam no desenvolvimento do indivíduo, pois este passa a se comportar e adquirir experiências de um determinado grupo social que foi elaborada social e historicamente é chamada educação, a continuidade da humanidade depende, em suma, de capacidades de transmissão e de mediatização cultural entre gerações.
A educação tem o papel de gerar e criar desenvolvimento, sendo levado em