Resenha do texto: Bioinformática, Ciência e Tecnologia de Djalma Alves de Melo
Djalma Alves Melo, graduado em Ciências Biológicas pela FAMEC – Faculdade Metropolitana de Camaçari expõe na obra Bioinformática, Ciência e Tecnologia, informações sobre os conhecimentos de bioinformática e o processo de dados com softwares que tenham capacidade de distinguir diferentes tipos de genes, simular células, analisar experimentos de avaliação da expressão gênica entre outras aplicações, tendo como resultado de mapeamentos genéticos a diagnósticos mais rápidos e precisos. O autor aponta a evolução dessas tecnologias e as compara, para que se percebam as melhoras e as diferentes analises que podem ser feitas por esses softwares.
O artigo está organizado em resumo, palavras-chave, referencial teórico onde são utilizados como referências os pensamentos de alguns teóricos, metodologia, conclusão, e ao final oferece as referências que foram utilizadas para a construção do mesmo. O autor deixa claro que a maioria dos softwares usados na área da bioinformática são desenvolvidos por pesquisadores de universidades que distribuem gratuitamente o programas para instituições de pesquisa e, eventualmente os vendem para empresas privadas. O autor ainda faz uma volta ao passado para apresentar fatos que são históricos do surgimento da bioinformática, como o primeiro laboratório no Brasil que se localiza na UNICAMP, que tinha como coordenador um dos primeiros a ter doutorado no Brasil, João Carlos Setubal.
Assim, o artigo expõe o avanço das tecnologias na bioinformática para que possam ser adquiridos meios mais rápidos eficazes na obtenção de resultados de descobertas de doenças mais precisamente. Segundo o autor os investimentos em bioinformática estão concentrados na região sudeste, principalmente em São Paulo, assim como acontece nas outras áreas de pesquisa. Mas, essa concentração pode ser entendida pela