Resenha do texto as novas tecnologias da comunicação e da informação na escola: - implicações didático-pedagógicas;
De acordo com o autor, ainda sim existe uma relutância muita forte contra as novas tecnologias da comunicação, por receio talvez da substituição ou da morte da escola (desescolarização), mas, deve ficar ressaltado que a atual sociedade, exige novas qualificações, portanto novas exigências educacionais.
Diante do contexto abordado no texto percebemos o quão importante e necessário é o fazer pedagógico vivenciado no espaço escolar, estando em acordo com a realidade do aluno e da comunidade escolar na qual ele está inserido e o quanto os recursos tecnológicos, quando direcionados de forma a mediatizar o processo do conhecimento formal do aluno, pode influenciar nos conhecimentos do saber fazer do educador.
Com base nestas considerações se torna cada vez mais difícil imaginar o dia a dia escolar separado das novas tecnologias da informação e da comunicação. São variadas as expectativas pela chegada destes novos recursos, para alguns a empolgação pelas oportunidades que surgem mediante um novo meio de chegar até o aluno de forma a chamar-lhe a atenção para o "novo", para outros, a impotência de não saber utilizar ou não conhecer tão bem quanto o aluno.
Apesar de estarmos na era da tecnologia informacional vemos com uma constante o quanto gera de conflitos para a escola a utilização destas tecnologias. São muitos os educadores que não sabem quando ou como utilizar esses novos recursos em sala de aula, é preciso que se tenha em mente que a tecnologia deve ir para a sala de aula sempre que estiver a serviço do aprendizado