RESENHA DO TEXTO AS CONEX ES OCULTAS
RESENHA DO TEXTO “AS CONEXÕES OCULTAS. CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL”
“As Conexões Ocultas. Ciencia para uma vida sustentável”, publicado pela Editora Cultrix Amana Key. São Paulo. 2002.
O autor austríaco Fritjof Capra, Doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista, autor de vários livros, dentre eles os best-sellers como “O Tão da Física” e “A Teia da Vida”, é considerado um dos maiores pensadores da sustentabilidade.
Em “As Conexões Ocultas”, Capra apresenta sua descoberta de que todas as formas de vida, estão interligadas e interdependentes, desde as células mais primitivas até a forma de organização dos Estados, e que todos se organizam através de redes, com sistemas e unidades interconectadas.
Em contra partida a essa descoberta, o autor analisa a trajetória do capitalismo,e mostra como as sociedades, vão no sentido contrario da ideia inicial, contra as leis da natureza.
A principio, para que tudo funcione, é necessário que desde as menores células até os maiores Estados, trabalhem juntos visando a sustentabilidade do todo. Mas na atual sociedade, o capitalismo é superior à todas as formas de organização. Muitos trabalham para elevar, cada vez mais, as riquezas daqueles que já são ricos, enquanto do outro lado se forma um exército de excluídos, que mesmo estando interligados ao sistema, não provem de os mesmo benefícios de uns poucos.
Segundo Capra, os seres humanos estão inextricavelmente ligados à teia da vida, onde o princípio é um sistema em que todos estão interligados visando alcançar a sustentabilidade de um modo geral, respeitando as necessidades uns dos outros e a conservação e preservação da natureza. Mas não é isso o que acontece. A sociedade está passando por cima das leis da natureza, acreditando em crenças e valores, que não levarão ao equilíbrio.
Por isso o autor, é bem crítico ao afirmar que é necessário reorganizar as crenças e os valores sociais, culturais e econômicos. Afim de