Resenha Do Texto Apropria Es Do Espa O P Blico
(Felipe Macedo / Turma: 018204A10)
Síntese Apropriações do espaço público: alguns conceitos
Eneida Maria Souza Mendonça
São Paulo
2015
Síntese do texto Apropriações do espaço público: alguns conceitos (Eneida Maria Souza Mendonça)
Eneida Maria Souza Mendonça cita reflexões conceituais que irão ajudar nos estudos do espaço público, focando nas cidades brasileiras. Fazendo-se um levantamento das formas trabalhadas nos conceitos de rua, praça e parques, debatendo duas formas de apropriações, formais e informais. Buscando ideias de debate entre relações sócio espaciais no espaço público na atualidade. A autora destaca a contradição das reivindicações das construções de mais espaços públicos e do esvaziamento desses espaços por conta do medo das mazelas urbanas.
A autora faz uma consideração importante sobre a forma de observar o espaço público. Eles são vistos nas cidades como o próprio meio urbano, fortemente ligados aos aspectos físicos, naturais e construídos, assim como sua forma estética. Eneida Mendonça destaca o papel da noção de lugar para representar um espaço público, pelo viés cultural, quando ela deixa claro que os espaços públicos são apropriados para manter-se um vínculo com a dinâmica urbana.
No segundo momento do texto a autora discorre sobre os conceitos trabalhados para a compreensão dos debates sobre a espacialidade no âmbito público. Ao abordar o conceito de rua ela se apoia as definições de Lamas que trata a rua como traçado e regulador das posições das coisas no espaço, já em Lavedran e Tricart ela destaca a importância do fato de a rua não ser totalmente modificável e segundo o viés antropológicos de Santos e Vogel (1985) a rua aparece como um continuo da casa. O outro conceito é o de praça, entendida aqui como um elemento morfológico e ondo