Resenha do llvro cibercultura

505 palavras 3 páginas
Cibercultura Pierre Lévy (São Paulo, Editora 34, Tradução de Carlos Irineu da Costa) Em Cibercultura, Pierre Lévy trata de algo que tem conquistado e facilitado cada dia mais a vida das pessoas, o novo modelo comunicacional está sendo cada dia mais utilizado por todo o planeta. O livro é dividido em três partes: Definições, proposições e problemas da cibercultura. Logo na introdução, Lévy cita uma entrevista dos anos 50, onde Albert Einstein declarou que três grandes bombas haviam explodido durante o século XX: a bomba demográfica, a bomba atômica e a bomba das telecomunicações. O autor prossegue, na primeira parte refletindo sobre o impacto da tecnologia na vida em sociedade, fala dos conceitos básicos, ferramentas e funções da internet, como por exemplo: interatividade, ciberespaço, correio eletrônico e transferência de arquivos. Lévy expõe os benefícios de uma comunicação virtual que ele caracteriza no livro, como mais interativa do que a comunicação telefônica, já que virtualmente além da mensagem, temos acesso à imagem da pessoa ou situação. Já na segunda parte do livro, o autor fala da interatividade que acontece no que ele chama de ciberespaço, a facilidade que as pessoas tem de compartilhar informações através da internet, a sociabilidade, a inclusão e afirma que este é o único meio que as pessoas tem de obter uma “inteligência coletiva”.

Ainda na segunda parte do livro, Lévy fala que novas verdades são descobertas e novas maneiras de trabalhar e de nos relacionarmos são adotadas através da cibercultura, o indivíduo pode se relacionar com várias pessoas e cada uma delas podem expor diferentes ideias sobre variados temas.

O autor afirma que é preciso usar o virtual para discutir assuntos que são de interesse de todos e que é preciso explorar as potencialidades do Ciberespaço. O indivíduo pode se organizar sozinho ou em grupo para articular assuntos que dizem respeito a diversos

Relacionados