resenha do livro o que é infermagem

1423 palavras 6 páginas
LIMA, Maria José. O que é enfermagem. Coleção Primeiros Passos. Basiliense: São Paulo, 1995.

A enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano,individualmente,na família ou em comunidade de modo integral e holístico,desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção ,proteção ,prevenção ,reabilitação e recuperação de saúde . O objetivo da enfermagem é suprir a ajuda que o paciente requer para satisfazer suas necessidades. Tendo alcançado o seu objetivo,o enfermeiro contribui simultamente para a saúde física e mental do paciente. O enfermeiro desempenha papel importante em relação à planificação do cuidado executado
Pelos técnicos e auxiliares de enfermagem. Ele é o elo integrado que garante o cuidado prestado. Este cuidado deve ser encarado como um valor ético ,respeitando a dignidade dos pacientes ,protegendo e preservando sua segurança. O conhecimento cientifico e as habilidades manuais só serão considerados efetivos se ,junto à eficiência ,houver sensibilidade e humanização . A qualidade em saúde é ressaltada no cuidado ,é a que maximiza o bem estar do paciente. Portanto, a satisfação total poderia ser avaliada como uma soma dos aspectos de tratamento técnico ,das características da atenção interpessoal e as consequências fisiológicas e sociais.

O que faz a enfermagem

A enfermagem antiga se respaldava na solidariedade humana,no misticismo ,no senso comum e em crendices. Atualmente, essa profissão procura aprofundar seus aspectos científicos ,tecnológicos e humanísticos , tendo como centro de suas atividades ,cuidar da saúde do ser humano. É uma ciência com campo de conhecimentos fundamentais e praticas que abrangem do estado de saúde ao estado de doença. As principais ações propedêuticas podem ser agrupados em sete conjuntos:
- Ações de proteção da saúde;
- Ações de

Relacionados

  • Apostila de Português
    21701 palavras | 87 páginas