Resenha do livro O discurso do Método
Seguindo essa linha de pensamento, como podemos explicar o fato de que alguns homens são mais racionais que outros? O pensamento, ou a direção que cada indivíduo dá ao seu pensamento, a maneira que o homem conduz sua razão. Os pensamentos são diferentes em todos os homens, e essa diferença é que determina o método que cada um irá seguir para alcançar seus objetivos (DESCARTES, 2006).
Descartes considera como qualidades somente aquelas que servem para aperfeiçoar o espírito, pois a razão é o único fator que diferencia os homens dos animais e pensa ter tido muita sorte, pois estudou desde criança e trilhou um caminho que o fez aumentar seu conhecimento gradativamente. Ele procura bem conduzir sua razão da melhor maneira possível e formula um método que o guiará na busca de “elevar seu espírito” até o mais alto ponto que conseguir. Acredita que conseguiria isso progredindo na procura da verdade, através da razão, da reflexão e da meditação a respeito de diversos temas (DESCARTES, 2006).
Apesar de respeitar e reconhecer a importância dos exercícios aprendidos na escola, Descartes percebe cada vez mais sua ignorância, de modo que julgando já ser suficiente o estudo que teve na escola, decide viajar (DESCARTES, 2006).
Assim que a idade o permite, ele abandona as letras com a finalidade de viajar e conhecer pessoas, lugares e novos costumes, visando aprender a respeitá-los, mesmo que estes fossem diferentes dos costumes que ele estava habituado. As viagens serviriam também, para testar sua reação diante de novos fatos (DESCARTES, 2006).
Para René, era mais fácil encontrar a verdade nas coisas que nos são prazerosas ao estudar. Visto que ele desejava aprender a distinguir melhor o verdadeiro do falso para conduzir com segurança sua vida, percebeu muito mais resultado em seus estudos quando