Resenha do livro O caçador de pipas
O CAÇADOR DE PIPAS
Khaled Hosseini
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Redação Técnica do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciência e Tecnologia, sob orientação da professora Sidineia Azevedo.
Salvador - Ba
2007.2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO 05
3. APRECIAÇÃO CRÍTICA 06
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 09
1. INTRODUÇÃO
Caçador de pipas é um romance que foi escrito por Khaled Hosseini, um médico afegão que vive na Califórnia. A obra narra uma historia de intensa crueldade, mas também de um intenso amor redentor entre dois garotões de características bem diferentes, mas que possuem uma forte ligação. Um ponto de grande riqueza da obra é o fato do autor poder ter sentido e vivido em duas culturas bem distintas. O conhecimento dos costumes, aspectos e valores da vida cotidiana do Afeganistão, bem como a visão critica que Hosseini adquiriu após ter se mudado para os EUA, conhecendo uma cultura completamente oposta e muito mais liberal, possibilitou em uma retratação mais fiel do cenário o qual foi desenvolvido o enredo. Durante o decorrer desta dramática e envolvente obra, o leitor mergulha em uma viagem no tempo onde se é reconstruída fatos de grande importância e que marcaram a região e o povo afegão.
Em “O caçador de Pipas” a temas de grande polêmica como pedofilia e preconceitos raciais também ganham destaques e são tratados de maneira aberta, fazendo com que o leitor vivencie momentos tanto de inocência, quanto de repugnância durante a sua viagem.
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
É realmente um livro incrível! Conta à história de Amir e Hassan, nascidos na década de 60 no Afeganistão. Amir é filho de um próspero comerciante Afegão, Hassan é filho do fiel empregado da família. Mostra o racismo