Resenha do livro o caso dos exploradores de caverna
Aluna: Eloá Gervásio da Silva Luz.
Resumo do Livro: O Caso dos Exploradores de Caverna
Uberlândia, 2013
Suprema corte de Newgarth- Ano de 4.300.
Condenados pela suprema corte do Tribunal do Condado de Stowfield, os quatro exploradores de caverna recorreram da decisão do tribunal, que os condenaram a morte pela forca. Os fatos que levou a sentença condenatória serão expostos a seguir. Os acusados são membros da Sociedade Espeleológica (uma organização amadora de exploração de cavernas).
Em 4299 eles penetraram em companhia de Roger Whetmore, no interior de uma caverna de rocha calcária situada no Planalto Central desta Commonwealth.
Bem distante da entrada da caverna ocorreu um desmoronamento de terra, que bloqueara a única passagem. Quando os homens viram o quanto à situação deles era complicada, resolveram ficar próximos a entrada na esperança de serem resgatados pela equipe de socorro. Devido a demora do regresso de Whetmore os familiares dos acusados resolveram comunicar o desaparecimento dos mesmos ao secretário da Sociedade, Os exploradores antes de sair para sua expedição deixaram indicações da localização da caverna que se propusera á visitar. O resgate revelou-se extremamente difícil, pois demandava gastos elevados, e de pessoas especializadas (engenheiros, geólogos e outros técnicos), e maquinários apropriados para remoção das pedras. A maior dificuldade que a equipe encontrou foi os novos deslizamentos de terra, em um destes deslizamentos 10 operários morreram.
Os exploradores tinha pouco alimento, e no interior da caverna não havia nenhuma fonte de alimento que permitia subsistir, temeram a morte dos mesmos por inanição. No vigésimo dia souberam que os exploradores tinham levado com sigo um rádio de comunicação, prontamente instalaram no acampamento um aparelho semelhante ao que estava com exploradores e