RESENHA DO LIVRO “E O CÉREBRO CRIOU O HOMEM”
ANTÔNIO R. DAMÁSIO
FORTALEZA
2013
“O homem criou o cérebro “ é um livro que, em uma linguagem simples e direta, Antônio R. Damásio passa adiante inúmeros conhecimentos que adquiriu com muito trabalho e pesquisa. Damásio é neurologista e neurocientista, estudioso de comportamentos humanos e investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta, faz parte da geração de ‘estudiosos do cérebro’ que entendem a importância de divulgar a ciência de modo mais alcançado pelo público não especializado.
B. F. Skinner ,que foi uma das referencias de Damásio,disse, em “Questões recentes em análise comportamental”(1991) que a compreensão do ser humano só viria quando a análise do comportamento se aliasse a neurociência e a etologia( estudo da personalidade), iniciando os estudos.
Um dos pontos mais tocados nesse livro é o estado consciente. No dicionário define consciência como: Do latim conscientia, conhecimento de algo partilhado com alguém. 1. A percepção imediata mais ou menos clara, pelo sujeito, daquilo que se passa nele mesmo ou fora dele (sinônimo de consciência psicológica).Ela é dividida em duas: A consciência espontânea que é a impressão primeira que o sujeito tem de seus estados psíquicos. Difere da consciência reflexiva, ou seja, do retorno do sujeito a sua impressão primeira, permitindo-lhe distinguir o seu Eu de seus estados psíquicos.
Damásio a define como uma faculdade fenomenal onde a percepção é uma característica onde a mente é dotada de um possuidor ,um protagonista da sua própria existência ,um self. “A consciência é uma relaçao do organismo com o ambiente,tornada possível porque esse organismo evoluiu para tornar sensível a este.” Essa citação do autor faz referência ao self total,tal é uma somatória coerente de itens menores ,e que cada um desses é uma relação de consciência com determinada parte da relação organismo-ambiente ,O possuidor citado no começo do